Para prosperar, gerar lucro e estar presente no mercado com um balanço positivo, pode-se contar com o planejamento estratégico. Este conjunto de ferramentas pode ser usado para o manuseio das informações nos mais diversos nichos empresariais, tendo a flexibilidade de potencializar os resultados tanto em uma microempresa como em uma multinacional.

O planejamento estratégico busca estabelecer metas e objetivos para contribuir com o desenvolvimento do negócio. Entretanto, saber aonde quer que sua empresa chegue não basta, este é apenas o primeiro passo. Após traçar um objetivo, são definidos os caminhos e as estratégias que serão usados para identificar quais os ajustes necessários para manter o desenvolvimento da empresa.

Uma gestão que não conta com planejamento estratégico estabelecido se torna ineficaz e dificulta a ação dos gestores. Além disso, a chance de erros que prejudiquem a empresa se torna mais eminente, e também ameaça a prosperidade do negócio.
Aplicando-se as teorias de elaboração do planejamento estratégico empresarial é possível vislumbrar o cenário no qual o negócio está inserido e, dessa forma, minimizar os erros que poderiam acontecer caso não houvesse planejamento, e assim, potencializar as forças já presentes na empresa para que está alcance o sucesso desejado.

As etapas do planejamento estratégico oferecido pela Uni-FACEF Jr. contém 4 etapas principais, sendo elas:
– Levantamento de dados para compreender a situação atual da empresa.
– Revisão de missão, visão e valores para entender aonde a empresa pretende chegar.
– Elaboração do planejamento estratégico, etapa na qual ocorre a criação das metas e dos indicadores (ferramentas utilizadas para monitorar o andamento das metas) que serão utilizados pela empresa.
– Aplicação do planejamento estratégico na empresa, e entrega do relatório final contendo o que foi realizado no empreendimento até o momento e o que ainda deve ser feito para que a empresa alcance seus objetivos.