O projeto de layout é o modo no qual os componentes do ambiente estão dispostos dentro do mesmo. No caso de uma indústria, é a forma na qual as máquinas estão distribuídas no ambiente da fábrica. A reestruturação do layout traz uma série de benefícios para a empresa. Dentre esses benefícios está o aumento da capacidade produtiva, melhor fluxo de produção e aumento da eficiência.

Entre outros benefícios, pode ser citada a melhora no arranjo físico das máquinas, identificação das áreas ideias para circulação e estoque.

O projeto de layout possui as seguintes fases:

  • Identificação do problema do cliente: entender qual a verdadeira necessidade do projeto e do cliente.
  • Elaboração da proposta do projeto de layout: desenvolvida com base na determinação da necessidade do cliente na primeira etapa
  • Avaliação do arranjo físico atual da empresa: etapa na qual é feita a medição das máquinas e equipamentos da empresa, bem como o tamanho total do ambiente. Há também um estudo sobre as linhas de produção, de forma a mapear os processos e transcreve-los em fluxogramas.
  • Desenvolvimento do novo layout: após a avaliação do layout atual da empresa, cria-se opções de layout. As plantas de layout são desenvolvidas respeitando as normas técnicas de segurança.
  • Seleção da nova planta: depois de finalizada a criação dos novos layouts, o cliente determina aquele que melhor se adequa a suas necessidades.
  • Entrega do layout e memorial descritivo: o layout escolhido pelo cliente é entregue em AutoCad, em uma versão impressa e eletrônica. O memorial descritivo é um documento que detalha todo o projeto a ser realizado, ou seja, como o novo layout deverá ser implantado.